Atenção Com Sua Segurança

A poda é o elemento essencial para a manutenção de uma árvore, e para que seja feita da maneira certa, equipamentos e técnicas específicas devem ser utilizadas. Pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas práticas de poda de árvores:

 Poda de Árvores na Prática

1 - Primeiro de tudo, pense em porque você quer podar a árvore. É para diminuir seu tamanho, alterar seu formato ou para dar mais vitalidade à planta? Tenha um objetivo em mente e foque nele. Para uma poda mais precisa, leve em consideração as estações:

Inverno: ao podar uma árvore no inverno, a mesma tende a crescer muito durante a primavera, além de que se for feita no fim de outono e início do inverno, a perda da seiva é menor e as plantas se estressam menos. Outra vantagem é que nessa época do ano as chances dos cortes das árvores acabarem infestados de insetos e fungos, é muito mais difícil.

Verão: ao podar nessa estação, o galho cortado crescerá menos. Então se o seu propósito é desacelerar o crescimento da árvore, essa é a estação certa!

2 - Como segunda parte, identifique os galhos que formam a parte principal da árvore, ou seja, seu esqueleto, e evite removê-los durante a poda.

3 - Corte os galhos danificados da árvore, aqueles que estiverem quebrados ou doentes por algum motivo. Esses devem ser retirados para que os nutrientes que estão sendo desperdiçados, sejam redirecionados para os galhos saudáveis, dando mais vida e força a árvore.

4 - Uma coisa muito importante para a saúde de uma planta é fazer com que tenha uma boa circulação entre um galho e outro, pois se estiverem com pouco espaço, vão acabar atraindo insetos e estimulando a proliferação de fungos. Sendo assim, corte o excesso de galhos que estiverem crescendo em seu interior, em direção ao centro de sua cobertura.

5 - Elimine aqueles galhos que apesar de estarem saudáveis, incomodam você de alguma maneira, seja obstruindo uma passagem ou atrapalhando uma fiação.

6 - Se estiver querendo moldar sua árvore em um formato mais uniforme e arredondo, corte aqueles galhos que se sobressaem e vai notar uma grande diferença.

7 - Lembre-se de podar sua árvore o mínimo possível, nunca tirando mais de 25% de seus galhos, pois cada corte a expõe a fungos e infestação de insetos.

 5 Dicas Extras de Poda

Por último, deixamos aqui algumas observações importantes que valem a pena lembrar na hora de executar uma poda.  

 

  • Ao escolher o galho a ser podado, faça um corte na parte que fica virada para baixo. Esse corte não precisa ser muito profundo e serve para evitar que o galho cause rachaduras no tronco quando for cair.
  • Antes de podar um galho, procure uma espécie de “colar” situado em sua base. Corte rente a ele mas deixe-o intacto. Desta forma a árvore irá se recuperar de um jeito muito mais rápido e saudável.
  • Ao menos ⅔ da altura total de uma árvore deve ser composta por galhos saudáveis para que ela sobreviva.
  • Nunca pode uma árvore mais de uma vez na mesma estação.
  • Se for podar mais de uma árvore, lembre-se de desinfetar as ferramentas antes de começar a próxima poda. Isso evita que alguma doença seja transmitida de uma árvore para a outra.